Voltar para o blog

Sua clínica poderá ter que pagar impostos antes mesmo de receber pelos serviços em 2027

Por Publicado em
Sua clínica poderá ter que pagar impostos antes mesmo de receber pelos serviços em 2027

Imagine emitir uma nota fiscal de R$ 30 mil para um convênio, receber o pagamento somente dois meses depois e, ainda assim, ter que recolher os impostos antes de o dinheiro entrar no caixa.

A partir de 2027, essa poderá ser a realidade de clínicas optantes pelo Simples Nacional.

Uma mudança recente nas regras do regime extingue a possibilidade de utilizar o regime de caixa para calcular os tributos mensais. Na prática, o faturamento passa a ganhar mais importância do que o efetivo recebimento.

O que muda com o fim do regime de caixa?

Atualmente, empresas que adotam o regime de caixa calculam os tributos considerando os valores efetivamente recebidos no mês.

Se uma clínica emite uma nota em agosto, mas recebe somente em outubro, o valor entra na apuração tributária de outubro.

Com a nova regra, válida a partir de 1º de janeiro de 2027, a receita será considerada no momento do faturamento da operação, normalmente relacionado à emissão da nota fiscal.

Assim, o imposto poderá vencer antes que o pagamento do paciente, da empresa contratante ou do convênio seja recebido.

Por que isso preocupa clínicas médicas?

O impacto é especialmente relevante para empresas da saúde porque nem sempre existe coincidência entre atendimento, faturamento e recebimento.

Clínicas que prestam serviços para convênios podem enfrentar prazos maiores, além de glosas, recursos e atrasos. Também existem procedimentos parcelados e contratos empresariais com pagamento posterior.

Nesse cenário, a clínica precisará utilizar dinheiro próprio para pagar tributos sobre uma receita que ainda não entrou.

Quanto maior for o prazo médio de recebimento, maior poderá ser a pressão sobre o capital de giro.

Um exemplo prático

Considere uma clínica que emita R$ 100 mil em notas fiscais durante determinado mês, mas receba apenas R$ 70 mil no mesmo período.

No regime de caixa, a apuração mensal considera os R$ 70 mil recebidos. Pela nova lógica, os tributos poderão ser calculados sobre os R$ 100 mil faturados.

Isso não significa necessariamente aumento da alíquota. O problema está no momento do pagamento: a clínica antecipa o imposto enquanto ainda aguarda parte de sua receita.

Como a clínica deve se preparar?

Antes de 2027, é importante analisar:

  • o prazo médio de recebimento dos convênios;
  • o intervalo entre emissão da nota e entrada do dinheiro;
  • os valores em aberto e o índice de inadimplência;
  • a ocorrência de glosas;
  • a necessidade de capital de giro;
  • o melhor momento para emitir cada documento fiscal;
  • o impacto da mudança no fluxo de caixa.

Também será necessário integrar melhor faturamento, gestão financeira e contabilidade. Emitir notas sem acompanhar os recebimentos poderá criar uma falsa impressão de lucro, enquanto o caixa enfrenta dificuldades para pagar impostos, salários e fornecedores.

Faturar mais não significa ter dinheiro disponível

A nova regra reforça uma diferença que toda clínica precisa compreender: faturamento não é a mesma coisa que dinheiro no caixa.

Sem planejamento, uma empresa pode apresentar crescimento nas receitas e, ao mesmo tempo, enfrentar falta de recursos para cumprir suas obrigações.

A COMED ajuda médicos e empresas da saúde a organizarem seus números, projetarem o fluxo de caixa e se prepararem para as mudanças tributárias de 2027.

Não espere o imposto vencer para descobrir que o dinheiro ainda não entrou. Entre em contato com a COMED e prepare o caixa da sua clínica para a nova realidade.