
Como abrir uma clínica médica em Palmas
Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas e Palmas já possui essa característica de cidade aberta às oportunidades e ao empreendedorismo. Mas como conciliar as profissões de médico e empresário? É possível!!!
Com a orientação certa, você pode abrir uma clínica médica e continuar dedicando tempo ao que realmente importa: os pacientes.
Investir na área da saúde pode ser um desafio, já que o médico não possui tempo para se dedicar à administração ou às finanças, certo? Esses dois campos de conhecimento são fundamentais na hora de abrir uma clínica médica ou um consultório.
Com a ajuda de profissionais especializados, você pode contar com um planejamento estratégico completo e um plano financeiro adequado às suas necessidades.
Pessoa Física ou Jurídica?
Antes de abrir uma clínica médica é bom analisar se não compensa mais ser um profissional autônomo, o que vai depender do seu faturamento. Leia nosso artigo para saber melhor sobre qual categoria escolher.
Compensa ser pessoa jurídica?
Então vamos ao passo a passo para você abrir uma clínica médica em Palmas
Viabilidade do local
Antes de abrir uma clínica médica, você precisa saber se o local que você escolheu tem permissão para funcionar com essa finalidade. Será preciso tirar o alvará de funcionamento e o alvará sanitário junto à Prefeitura Municipal.
Natureza Jurídica
Qual é o tipo de empresa que mais se encaixa no seu perfil ao abrir uma clínica médica? Ela pode ser EIRELI, Sociedade Simples ou Sociedade Empresária LTDA. Atualmente, a mais utilizada em Palmas é EIRELI para Médicos, uma empresa individual que permite ao Médico ter empresa sem precisar de sócio.
Processo de abertura
Agora que você já definiu tudo isso, é hora de dar entrada nos órgãos competentes. Primeiro, Junta Comercial, Receita Federal e Prefeitura Municipal; em seguida, alvará sanitário e de funcionamento; e concluindo, registro junto ao Conselho Regional de Medicina.
Certificado digital
Após a abertura da clínica, é preciso fazer a assinatura digital do responsável pela empresa para envio das informações para o fisco.
Tributação
Você terá 180 dias para definir qual é o sistema tributário mais apropriado para o negócio. Atualmente, existem 3 regimes tributários em vigor no Brasil:
– O Simples Nacional, cujo recolhimento acontece através de uma guia única. Você vai ter o Anexo 5 que possibilita o médico começar a tributar com 15.5%. E ainda pode usar o Anexo 3 que começa com 6% dependendo do caso.
– O Lucro Presumido, onde o lucro é estimado e o imposto incide sobre a receita bruta. Você tem um tributo federal que é PIS, COFINS, Contribuição Social e Imposto de Renda que é cerca de 11.33% + ISS de acordo com seu município. Em Palmas o ISS é 5%.
– O Lucro Real, onde os tributos incidem sobre o lucro real da empresa.
Para que esse processo seja exato, é necessário realizar uma análise sobre todo o histórico do negócio. O que vai definir é tipo de atividade exercida na clínica.
LEIA MAIS
5 Passos de como abrir uma clínica médica!
Como montar uma clínica médica popular – o que você precisa antes de começar!
Médico: Qual é a categoria ideal para escolher?
Vantagens do Médico Pessoa Jurídica
Para cada um desses passos, é imprescindível o auxílio de uma assessoria contábil especializada na área da saúde! A Comed atua há mais de 10 anos no ramo e entende exatamente as suas dores e dilemas ao empreender.
Nós realizamos todo o processo de abertura de clínica e oferecemos assessoria para indicar a melhor categoria, natureza jurídica e tributação para o seu perfil.
Entre em contato conosco! (63) 3213-2748 | 98413-0306
Estamos esperando por você.
Write a Comment