Clínica Odontológicas

Grande parte dos dentistas que se formam tem dúvidas sobre a tributação incidente na categoria e se deve ou não, de fato, se efetivar como empresa para exercer suas atividades. No anseio de começar a trabalhar, esquecem que é muito importante o planejamento financeiro na hora de abrir um consultório ou uma Clínica Odontológica.

Esta escolha, entre ser dentista autônomo ou pessoa jurídica, depende das questões que estarão envolvidas, como despesas e faturamento, folha de pagamento, etc. Confira quais são as tributações para cada categoria:

Dentista autônomo: a contribuição é realizada pelo Imposto de Renda Pessoa Física. O procedimento mais simples, neste caso, é o registro no livro caixa, onde são lançadas as despesas.

Dentista (pessoa jurídica): para essa modalidade existem dois tipos de tributação: Lucro Presumido e Lucro Real.

Portanto, antes de tomar qualquer decisão, é imprescindível que o Dentista receba orientações de um profissional especializado em Contabilidade para Clínicas Odontológicas. Pois, ao que se refere a tributação, em alguns casos compensa se formalizar e em outros o sistema de livro caixa já resolve o caso.

Entretanto, cada caso tem sua particularidade que, dependendo da situação, o dentista poderá ter uma redução significativa nos seus impostos. Por isso é importante a opinião de um especialista em Contabilidade para Clínicas Odontológicas.

A Comed é uma empresa especializada em Clínicas Odontológicas, é também a responsável por fazer uma avaliação sobre a carga tributária que a Clínica Odontológica vai ter que pagar, considerando os valores totais de faturamento do dentista.

O cliente acha os valores altos, porque eles fazem um paralelo com o modo como estão trabalhando até o momento, onde não informam todos os seus rendimentos ao fisco. Contudo, quando a contabilidade faz as respectivas comparações, os dentistas reconhecem que atuando como pessoa jurídica ele pagará menos impostos.

Por esses e outros motivos, recomenda-se contratar uma Contabilidade para Clínicas Odontológicas para cuidar de todos os assuntos burocráticos, pois ela possui uma equipe com entendimento tributário exclusivo para odontologia, o que ajuda a diminuir custos, cumprir prazos de pagamentos e impostos, e ainda manter a gestão do consultório em dia.

Conheça também